Locais de Interesse

Castelo de Guimarães, um marco icónico que remonta ao século X foi o local de nascimento de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. É uma importante representação da história medieval do país.

Mais informações

Tel. (+351) 253 412 273

Link: Castelo de Guimarães

O Paço dos Duques de Bragança é uma das jóias de Guimarães. Construído no século XV por Afonso, o primeiro Duque de Bragança, este imponente palácio é uma maravilhosa representação da arquitetura senhorial da época, evidenciando a influência do estilo borgonhês. Passear pelas diversas salas do palácio é uma viagem no tempo, permitindo aos visitantes imaginar a vida da nobreza na Idade Média. 

O Paço dos Duques de Bragança é, sem dúvida, um testemunho inestimável do património histórico e cultural de Guimarães, uma visita obrigatória para quem visita a cidade.

Mais informações

Tel. (+351) 253 412 273

Link: Paço dos Duques

O centro histórico de Guimarães, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO, é um labirinto fascinante de ruas estreitas e sinuosas, ladeadas por habitações antigas que refletem a rica história arquitetónica da cidade de Guimarães.

Aqui encontrará o Santuário da Penha e uma vista panorâmica da cidade. Além disso, o local é perfeito para os amantes da natureza, pois tem trilhos para caminhadas e um parque para piqueniques.

Monumento Nacional

Perto do Castelo de Guimarães, esta igreja é conhecida como o local onde o rei Afonso Henriques foi batizado.

Mais informações

Tel. (+351) 253 412 273

Link: Igreja de São Miguel

Fundado em 1928 por Alfredo Guimarães, alberga as coleções da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos da região de Guimarães. Situa-se em pleno Centro Histórico, no exato local onde, no século X, a condessa Mumadona instalou um mosteiro, em redor do qual foi surgindo o burgo vimaranense.

Mais Informações

Tel. (+351) 253 423 910

Link: Museu de Alberto Sampaio

No coração do centro histórico, o Largo da Oliveira é um local de encontro popular e abriga o Padrão do Salado, um gótico monumento comemorativo da Batalha do Salado.

Este museu moderno apresenta exposições que contam a história de Guimarães e a vida das pessoas que vivem e trabalham lá.

Esta praça é um dos pontos mais movimentados do centro histórico, repleta de cafés e restaurantes. O local perfeito para sentar-se e assistir ao mundo passar.

Localizado em Briteiros, um pouco fora de Guimarães, o museu explora a antiga cultura castreja, que prevaleceu na região antes da chegada dos Romanos.

Mais Informações

Tel. (+351) 253 478 952

Link: Museu da Cultura Castreja

Provavelmente o primeiro Teleférico a entrar em funcionamento em Portugal, em 11 de Março 1995, recebe visitas de todas as origens, seja de Portugueses, como de Estrangeiros, durante todo o ano. Faz o transporte entre a cidade de Guimarães e a Montanha da Penha e proporciona uma viagem de 1.700 metros, vencendo uma altitude de 400 metros em apenas alguns minutos, onde se situa um extraordinário local de culto em todo o Norte do País – o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha – dispondo esse espaço de restaurantes, hotel, bares, mini-golfe, circuitos de ciclo-cross, rotas pedonais e um magnífico Parque de Campismo de montanha que extasiam os milhares de visitantes anuais.

Mais Informações

Tel. (+351) 253 515 085

Link: Teleférico de Guimarães